trabalhadores_da_construcao_civil_realizam_nova_manifestacao4

1° obra, como começar?

Está pensando em construir? Pode parecer complexo, pois há diversas variáveis que podem afetar os seus planos, como: os valores se alterarem, os prazos não cumprem o planejado, o projeto não ser executado como planejado, entre outros problemas que possam ocorrer durante uma obra. Por isso antes de se preocupar com as dores de cabeças, deve-se planejar e começar do famoso “começo”.

Pensando nisso separamos quatro dicas preciosas para o primeiro passo de sua obra:

 

Dica 01: Terreno 

terreno-ideal-para-construir

Baseando-se no que deseja, escolha um terreno que tenha o tamanho e localização que atenda as suas necessidades, e com um preço que caiba em seu orçamento. Caso você já obtenha um terreno, lembre-se, verifique se o seu projeto está condizendo com as informações do terreno, para que a obra tenha sucesso do início ao fim.

Importante: sempre leve em consideração tamanho, localização, proporções e topo de solo.

Dica: O nivelamento do terreno deve ser feito baseando-se que a construção tem que ser feita com pelo menos 50 cm acima do nível da guia da rua, para que haja o escoamento da água e evite água parada na rua.

 

Dica 02: Projeto 

Coluna-03

O projeto é a parte de colocar todas as ideias no papel, é nesta parte que você definirá todas as suas necessidades e desejos em sua obra, para que o profissional da área possa desenvolver um projeto que lhe proporcione satisfação nos próximos passos.

Importante: O arquiteto pode alterar algumas ideias do seu plano inicial, pois lembre-se de que no projeto deve levar em consideração alguns aspectos como: parte elétrica, hidráulica, estética, térmica e acústica.

Dica: Arquiteto ou Engenheiro? Ambos profissionais são necessários na construção da obra, o arquiteto cuidará de todo o projeto e encaminhará para o engenheiro as seguintes partes que lhe compete.

 

Dica 03: Documentação 

documentacao-para-credenciamento-medico

Acredito que o resultado é a parte que todos esperam ansiosamente, porém, existem partes importantíssimas que não podem ser deixadas de lado, como a documentação. Para cumprir as necessidades é preciso ter a escritura e o registro do terreno.  Após esta etapa o próprio arquiteto ou engenheiro pode providenciar a autorização para construção mediante a análise do projeto, e ao finalizar a obra o habite-se que é uma autorização para ocupação do imóvel

Importante: Acompanhe a documentação necessária, que são: Matrícula do imóvel ou terreno, projeto de um arquiteto, expedido o alvará e habite-se.

Dica: Não esqueça de cumprir todas as etapas e ter a documentação em dia, assim, evitará multas indesejadas.

 

Dica 04: Mão na obra 

trabalhadores_da_construcao_civil_realizam_nova_manifestacao4

Depois de cumprir as três primeiras etapas, finalmente chega a parte mais esperada, a mão na massa, onde a obra começa tomar forma e mostrar os resultados esperados. Mas para que a obra comece e tenha ótimos resultados, lembre-se de procurar empresas ou trabalhadores autônomos de boas referências, para que tudo saia conforme o planejado e evite dores de cabeça.

Importante: Você pode contratar a mão de obra por dia, por etapa ou obra fechada. Procure o modo mais adequado para o seu tipo de obra.

Dica: Mesmo com responsáveis em sua obra, acompanhe de perto todo o processo, garantindo o sucesso de todas as etapas.


 

Com essas dicas ficou fácil começar, por isso, tire os seus sonhos do papel e coloque em prática!